SEJAM TODOS BEM VINDOS!

Sejam todos bem vindos, meus amigos, colegas e parentelas. Receba meu abraço carinhoso. Espero que vc encontre aqui no meu cantinho um aconchego como eu encontrei e espero que vc deixe seu recadinho e tambem me siga para acompanhar meus trabalhos e saber das novidades.

beijinhos.



domingo, 17 de junho de 2012

Lembranças da Infância e Adolescência


Hoje, na revista de domingo do O Globo, duas crônicas  lidas,  me fizeram relembrar a minha infância e adolescência.
A  primeira  foi da atriz Ana Beatriz Nogueira, que descreve, com saudades, o seu médico da infância. Quem não teve um médico na infância? Não estou falando de um pediatra... mas de um médico, daquele tipo “faz tudo”ou melhor “sabe de tudo”. Por isso me lembrei do doutor Armando...  seu consultório era num sobrado na Rua Mariz e Barros, quase esquina de Campos Sales. Gordo, careca, de  uma simpatia irradiante e conhecido por toda aquela região.  Atendia  crianças, jovens, adultos e idosos e seu conhecimento se estendia a todas as especialidades.  Nada de ultra- sonografia, tomografia, e todos os “fias” da vida. Usava apenas um estetoscópio, uma lâmina para examinar a garganta e quando muito requisitava um Raio X, quando algum colégio ou trabalho exigia.
Concordo plenamente, com a autora da crônica, quando diz que hoje há tantos médicos, cada um  envolvido  nos seus “ istas” ou “atas”, nos  receitando coquetéis de remédios...  estes especialistas, conhecem cada parte do nosso corpo, mas eles não nos conhecem como um todo. 
Eles não conversam,  nem  olham para a nossa cara, vai logo requisitando exames, passando remédios, e às vezes, o que mais precisamos é de uma palavra de ânimo, conforto ou somente de um breve esclarecimento.
Mas se eu terminasse agora de escrever, estaria sendo injusta com dois médicos que atualmente tenho, os “istas” que são a minha cardiologista e o meu ginecologista.
Eles realmente se interessam  por seus pacientes, fazendo das suas consultas, muitas vezes, o  papel de um  outro “ista” –psicanalista.
Obrigada Dra. Regina e Dr. Wagner - vocês são realmente profissionais por vocação. Como dizem por ai... “para eles eu tiro o meu chapéu”.
A segunda crônica, que me chamou a atenção, escreverei na próxima postagem.
Carmen Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário